Responder a uma procura clara

Os investimentos atuais em infraestruturas energéticas não conseguem satisfazer a enorme procura de produção, transporte e distribuição de energia, principalmente devido à discrepância entre os longos prazos dos projetos energéticos e o curto espaço de tempo em que as paisagens políticas podem mudar – combinados com a perceção de uma elevada probabilidade de incerteza de escoamento.

A plataforma de mitigação de riscos que está à altura do desafio

Em 2017, na sequência de uma avaliação de mercado, a principal resseguradora alemã Munich RE, a Agência Africana de Seguros de Comércio (ATI) e o Banco Europeu de Investimento (BEI) lançaram em conjunto o African Energy Guarantee Facility (AEGF).

“Apoiado pelo AEGF” – redução de riscos que faz a diferença

Em janeiro de 2020, o KfW, o Banco Alemão de Desenvolvimento, assinou um acordo de garantia do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável (EFSD) que faz do KfW um cofiador do AEGF. Como resultado do compromisso do KfW, a capacidade de redução de riscos do AEGF para projetos de energia aprovados pela SEforALL na África Subsariana foi aumentada para mil milhões de dólares americanos.

O African Energy Guarantee Facility apoia projetos energéticos a longo prazo na África Subsariana. Com a ATI como seguradora primária inicial, o Mecanismo irá beneficiar de uma arquitetura aberta para incluir potencialmente outras seguradoras no futuro.