Um compromisso partilhado com os investimentos energéticos do SDG7 em África

O African Energy Guarantee Facility (AEGF) é uma iniciativa lançada pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), Munich RE e a Agência Africana de Seguros de Comércio. O objetivo é aumentar a disponibilidade de capacidade de seguros a longo prazo para projetos de energia, a fim de cumprir o Objetivo n.º 7 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável de acesso a energia acessível, fiável e sustentável para todos até 2030.

Em janeiro de 2020, o KfW assinou um acordo de garantia do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável (EFSD) que faz do KfW um cofiador do AEGF. Como resultado do compromisso do KfW, a capacidade de redução de riscos do AEGF para projetos de energia aprovados pela SEforALL em África foi aumentada para mil milhões de dólares americanos.

Apoio instrumental do Fundo Fiduciário UE-África para as Infraestruturas

O African Energy Guarantee Facility beneficiou do apoio de assistência técnica do Fundo Fiduciário UE-África para as Infraestruturas e do enquadramento de subsídios de Cotonou III. Este apoio tem sido fundamental para o desenvolvimento e implementação do AEGF.

BEI

O Banco Europeu de Investimento (BEI), o maior credor público internacional do mundo, é uma instituição financeira pública cujos acionistas são os estados-membros da UE. Fundado em 1958 para servir a UE, é também uma força importante para o desenvolvimento sustentável no mundo. Em 2020, o BEI concedeu 5 mil milhões de euros para novos investimentos privados e públicos em toda a África. Isto representou o maior compromisso anual do BEI em 55 anos de operações no continente e o maior apoio à ação climática e ao investimento em estados frágeis.

O financiamento e o apoio técnico prestado pelo BEI em África no ano passado está a apoiar mais de 12 mil milhões de euros de novos investimentos para melhorar a agricultura, o acesso a energias renováveis fora da rede e a aceleração da eletrificação rural, habitação a preços acessíveis, comunicações, resiliência climática e seguros climáticos para pequenos detentores, cuidados de saúde e acesso ao financiamento por parte do setor privado.

www.eib.org

Munich RE

O Grupo Munich RE, uma das maiores resseguradoras do mundo, tornou-se a resseguradora de referência quando se trata de criar soluções inovadoras e de criar novas parcerias. Ativo em África há mais de 50 anos, o Munich RE vê o AEGF como um projeto de partilha de riscos entre resseguradoras, seguradoras primárias e instituições financeiras internacionais para apoiar ativamente projetos energéticos na região.

www.munichre.com

KfW

O KfW é um dos principais e mais experientes bancos promocionais do mundo. Fundado em 1948 como instituição de direito público, o KfW é propriedade a 80% da República Federal da Alemanha e a 20% dos estados federais.

O Banco de Desenvolvimento KfW é o banco de desenvolvimento líder na Alemanha e parte integrante do KfW. Os mais de 600 funcionários na sede e 370 especialistas nos seus 68 escritórios locais cooperam com parceiros em todo o mundo. O seu objetivo é combater a pobreza, assegurar a paz, proteger o ambiente e o clima e tornar a globalização justa. O KfW é um conselheiro competente e estratégico em questões de desenvolvimento atuais.

www.kfw-entwicklungsbank.de

ATI

A Agência Africana de Seguros de Comércio (ATI), criada em 2001, fornece seguros contra riscos políticos e comerciais para atrair investimentos diretos estrangeiros. A ATI encerrou o ano de 2019 com posições de 6,4 mil milhões de dólares americanos, registando resultados recorde pelo oitavo ano consecutivo com um crescimento de 132% no lucro líquido ao longo de 2018. Desde o seu início, a ATI tem apoiado investimentos e comércio em África num total de 62 mil milhões de dólares americanos. A ATI possui uma classificação ‘A’ da S&P e uma classificação ‘A3’ da Moody's.

www.ati-aca.org