Novas oportunidades para reforçar o papel fulcral dos credores

Enquanto credores, os bancos comerciais não fornecem apenas o capital tão necessário para alcançar os objetivos de desenvolvimento. Eles têm também interesse na forma como os projetos dos seus clientes são geridos. Na qualidade de avaliadores, eles avaliam os riscos e estimam o retorno. E, como inovadores, desenvolvem novos produtos financeiros para abordar as oportunidades locais.

Existe outro aspeto importante para satisfazer a vasta procura de projetos energéticos, para além de abrir novas oportunidades para explorar um mercado em crescimento de projetos significativos a longo prazo: Os credores estarão também em melhor posição para desenvolver produtos financeiros atrativos que irão consolidar ainda mais o seu papel no tecido económico local. E asseguram margens sólidas sobre estes novos fluxos de receitas.

Reduzir a exposição, melhorar os perfis de risco-retorno e explorar novos fluxos de receitas

O financiamento de projetos energéticos é agora mais seguro com os produtos de seguros apoiados pelo AEGF. Em primeiro lugar, existe a garantia adicional de cobertura dos riscos que até agora se revelaram obstáculos intransponíveis ao financiamento. Em segundo lugar, o AEGF só se envolverá em projetos que estejam alinhados com os objetivos energia sustentável para todos (SEforALL). Em terceiro lugar, a transparência e a personalização da cobertura asseguram que o custo de uma paz de espírito extra não prejudica o resultado final do credor.

Com o AEGF na equação, os bancos comerciais terão uma melhor visibilidade na avaliação de preços e podem otimizar mais eficazmente os perfis de risco-retorno e, além disso, explorar todo o potencial dos projetos de tarifas de alimentação.