Manuel Moses nomeado CEO da Agência Africana de Seguros de Comércio

Manuel Moses, um veterano de 15 anos do IFC, assumiu o cargo de quarto CEO da ATI

Manuel Moses nomeado CEO da Agência Africana de Seguros de Comércio

A Agência Africana de Seguros de Comércio (ATI) anunciou hoje que Manuel Moses assumiu formalmente o cargo de quarto Chief Executive Officer (CEO). Entra no cargo de topo num momento crítico, tanto na organização como na região, no meio de uma pandemia global em fúria que tem ferido muitas economias.

Com o apoio total do Conselho de Administração e da Direção da ATI, o novo CEO traz uma extraordinária experiência e uma visão ambiciosa para o cargo, no qual planeia aumentar a reputação e a marca da ATI a nível mundial, reforçar o seu mandato de desenvolvimento e prestar assistência às economias mais vulneráveis de África, apoiando o comércio e as iniciativas lideradas pelo setor privado na região.

“O comércio faz o mundo girar. Dada a minha formação em desenvolvimento, senti-me naturalmente atraído por fazer parte da excitante jornada da ATI. O comércio intra-africano é de apenas 16% em comparação com 50% noutras regiões. O potencial de crescimento, e, portanto, a oportunidade para a ATI, é enorme. Sinto-me sortudo por me ter juntado mesmo antes da implementação do AfCFTA, que fornece um impulso adicional às oportunidades da ATI, apesar da pandemia de COVID-19 em curso. No entanto, para que o comércio intra-africano seja a solução, o défice de infraestruturas e a taxa de industrialização de África devem acelerar durante a próxima década”, observa Manuel.

Para colmatar a lacuna de investimento em infraestruturas do continente, ele propõe apoiar os projetos de maior impacto que têm um efeito demonstrado de aglomeração no capital privado. Ele afirma que isto pode ser feito alavancando o balanço da ATI e a notação de crédito para mobilizar capital que possa financiar as necessidades de infraestruturas dos países de baixo rendimento em África.

Manuel também cita o crescimento ecológico como essencial para a viabilidade da África enquanto destino de investimento atrativo, bem como a capacidade de se sustentar a si própria. “Existe uma pressão crescente sobre o setor financeiro para apoiar o crescimento ecológico. O custo da energia eólica e solar baixou drasticamente ao longo dos anos, tornando possível fornecer as necessidades energéticas de qualquer país a preços acessíveis. Temos um papel a desempenhar para encorajar os nossos clientes a empenharem-se na redução das emissões de gases com efeito de estufa.”

Nas próximas semanas, Manuel planeia dar prioridade a reuniões com o pessoal, clientes e acionistas como uma primeira ordem de trabalho para obter um feedback crítico à medida que se inicia o negócio de operacionalizar a sua visão.

Manuel tem mais de 25 anos de experiência em finanças, banca, seguros e investimento a nível internacional. Antes de se juntar à ATI, trabalhou no IFC durante 15 anos, onde mais recentemente ocupou o cargo de Country Manager para a África Oriental, com responsabilidade pelas atividades do IFC na sub-região e gerindo uma equipa forte de 150 pessoas. Manuel também ocupou cargos de alto nível no Eastern and Southern African Trade and Development Bank (TDB), no Commercial Bank of Zimbabwe e no Zimbabwe Development Bank.

Tem um MBA em Finanças pela Universidade de Leicester no Reino Unido e uma licenciatura em Engenharia Civil pela Universidade do Zimbabué. Além disso, é Contabilista de Gestão Fiduciária do Reino Unido, ACMA.

https://www.ati-aca.org/

 

Voltar