A garantia KfW duplica a capacidade de resseguro do AEGF para 1 bilião de dólares americanos

A garantia KfW duplica a capacidade de resseguro do AEGF para 1 bilião de dólares americanos

Com esta garantia de 50 milhões de dólares americanos, o KfW junta-se ao Banco Europeu de Investimento (BEI), à resseguradora privada Munich RE e à African Trade Insurance Agency (ATI) como quarto pilar do African Energy Guarantee Facility. A União Europeia apoia a garantia do KfW através do seu Plano de Investimento Externo de 5,1 mil milhões de euros (5,9 mil milhões de dólares), que promove o investimento em toda a África e nos países vizinhos da UE. Na qualidade de plataforma de redução de riscos para seguradoras, o AEGF fornece capacidade extra para apoiar os seguros contra os riscos políticos que até agora têm impedido investidores e credores de financiar projetos energéticos na África Subsariana, ou seja, riscos políticos tradicionais, incluindo expropriações e agitação civil, mas também riscos políticos alargados, tais como incumprimento de contratos e incumprimento de pagamento.

A garantia do KfW significa que o AEGF tem agora uma capacidade de 1 bilião de dólares americanos para apoiar soluções de seguros concebidas para estes riscos. O impulso no sentido de proporcionar uma efetiva redução de riscos para empréstimos de desenvolvimento de energia ecológica e projetos de investimento através de uma plataforma de resseguro como o AEGF está alinhado com o Objetivo 7 de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDG7) para assegurar o acesso universal a eletricidade fiável, acessível e sustentável até 2030.

Para atingir este objetivo para a África Subsariana, será necessário investir cerca de 100 mil milhões de dólares americanos na produção, transporte e distribuição de energia em toda a região durante a próxima década. A disponibilidade de uma proteção de risco eficaz através de seguros apoiados pelo AEGF tornará os projetos de energia ecológica decididamente mais atrativos tanto para os investidores locais e internacionais como para os bancos comerciais.

Voltar